Informações sobre bens tombados em São Luís

Olá. Gostaria de obter as seguintes informações:

1. Lista atualizada dos bens tombados definitivamente pelo município de São Luís, com o nome e o endereço do bem.

2. Lista atualizada dos bens tombados provisoriamente pelo município de São Luís, com a data de abertura do pedido de tombamento e a atual situação, com o nome e o endereço do bem.

Requeiro que as informações sejam fornecidas de forma desagregada, em formato aberto (*.xls, *.csv, *.ods etc), tudo conforme estabelece o artigo 8, parágrafo 3º, incisos I, II e III da Lei 12.527/2011. Arquivos *.pdf não são abertos.

Desde logo agradeço pela atenção e peço deferimento.

Pedido enviado para: Prefeitura de São Luís
Nível federativo: Municipal
MA / São Luís

  • Pedido disponibilizado por: Yuri Almeida
  • Pedido LAI realizado em: 22/10/2023
Atendido (Não verificado)
  • Resposta:
  • Atendido

Resposta do órgão público

  • Por: Yuri Almeida
  • Em: 23/10/2023

Em atenção ao pedido de informação quanto a bens tombados a nível municipal, quer em situação de tombamento provisório ou definitivo, esclarecemos que, até o momento, o Município de São Luís não conta com bens culturais protegidos juridicamente a nível municipal. Ou seja, os bens tombados de São Luís são protegidos a nível estadual e/ou federal, além do reconhecimento do Centro Histórico como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Isso ocorre porque a legislação municipal que trata do tombamento e do registro de bens culturais a nível municipal está passando por um processo de discussão técnica sobre a sua atualização e regulamentação com novos dispositivos legais. Assim, dado o fato de não haver proteção jurídica a nível municipal, não existe “lista atualizada dos bens tombados definitivamente pelo município” e tampouco “lista atualizada dos bens tombados provisoriamente pelo município de São Luís”, o que impossibilita o atendimento pleno ao pedido por se tratar de uma solicitação de informação inexistente. No entanto, informamos que, no território municipal, há bens tombados a nível federal e nível estadual. Caso seja de seu interesse obter as informações a respeito das listas de bens tombados a nível federal e estadual, recomendamos que busque essas informações junto, respectivamente, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e à Superintendência do Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão (SPC-MA). Seguimos à disposição para o necessário.


Avaliação

(0)
0 seguidores
Seguir