Cumprimentando-os cordialmente, solicitamos as seguintes informações:
1) Como são armazenadas as notas fiscais relativas aos gastos? Em formato nativo digital (NF-E), digitalizadas ou apenas físicas? Informar o procedimento adotado nos últimos 4 anos, bem como quais deles é o majoritário.
2) Solicitamos acesso ou cópia (em formato digital) a todas as notas fiscais relativas às Cotas para Exercício da Atividade Parlamentar no ano de 2022. O atendimento a este pedido pode se dar mediante fornecimento de link de acesso, login e senha de usuário para acesso ao sistema interno ou disponibilização do conjunto de arquivos para download.
3) Todos os gastos para exercício da atividade parlamentar devem ocorrer mediante emissão de nota fiscal? Se existirem exceções, informar quais são e em quais normas internas estão amparadas.
Desde já agradecemos pelo atendimento a este pedido.
Pedido enviado para: Senado Federal
Nível federativo: Federal
Resposta do órgão público
Em atenção ao protocolo 23000868019 (pedido n° 104241), o Senado Federal agradece o contato e encaminha abaixo as respostas às perguntas:
1) Como são armazenadas as notas fiscais relativas aos gastos? Em formato nativo digital (NF-E), digitalizadas ou apenas físicas? Informar o procedimento adotado nos últimos 4 anos, bem como quais deles é o majoritário.
Resposta: Até o ano de 2020 os gabinetes parlamentares encaminhavam para o Serviço de Gestão, unidade integrante da Secretaria de Finanças, Orçamento e Contabilidade, os documentos fiscais físicos comprobatórios das despesas parlamentares (art. 5º do Ato do Primeiro-Secretário nº 5, de 2014 [1]). Tais documentos eram autuados em processos administrativos individualizados para cada um dos Senadores. Depois de três anos os processos físicos eram encaminhados para o Serviço de Arquivo de Pessoal, unidade integrante da Secretaria de Gestão de Pessoas, para serem arquivados e, conforme a Legislação aplicável, mantidos por determinado período de tempo até serem destruídos.
Com a pandemia de Covid-19, o Senado Federal adotou novo procedimento, de modo que os gabinetes parlamentares não precisaram mais encaminhar os documentos fiscais, mantendo-os sob sua proteção e responsabilidade (APS 6/2020 [2], prorrogado pelo APS 10/2020 [3] e tornado definitivo pelo APS 3/2022 [4]). As cópias digitalizadas de todos os documentos fiscais que instruíram os pedidos de ressarcimento encontram-se armazenadas no Senado Federal.
2) Solicito acesso ou cópia (em formato digital) a todas as notas fiscais relativas às Cotas para Exercício da Atividade Parlamentar no ano de 2022. O atendimento a este pedido pode se dar mediante fornecimento de link de acesso, login e senha de usuário para acesso ao sistema interno ou disponibilização do conjunto de arquivos para download.
Resposta: As cópias digitalizadas dos documentos fiscais são disponibilizadas aos cidadãos pelo Portal de Transparência do Senado Federal, na página de cada parlamentar, opção "Transparência e Prestação de Contas" (relação de parlamentares disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/senadores/em-exercicio).
3) Todos os gastos para exercício da atividade parlamentar devem ocorrer mediante emissão de nota fiscal? Se existirem exceções, informar quais são e em quais normas internas estão amparadas.
Resposta: O pedido de ressarcimento de despesas parlamentares à conta da CEAPS deve ser instruído conforme o disposto no APS 5/2014, art. 6º [1]
[1] https://adm.senado.gov.br/normas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=203003
[2] https://adm.senado.gov.br/normas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=14346400
[3] https://adm.senado.gov.br/normas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=288468
[4] https://adm.senado.gov.br/normas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=14380430